The Prefab Messiahs – Devolver (1998)
Quando se pensa em revivalistas do garage rock nos anos 80, creio eu que o primeiro nome a surgir seja o sensacional e insano Fleshtones. Mas como invariavelmente acontece, nem só dos mais lembrados vive a música.
Afinal em Worcester, Massachusetts, surgiu no começo da década perdida uma banda igualmente sensacional e insana. E com um nome infinitamente melhor (risos). O Prefab Messiahs durou apenas dois anos em seu primeiro ato, de 81 a 83, e vêm dessa épocas as faixas que compõem a coletânea Devolver, lançada em 98 e depois relançada em vários formatos e anos diferentes.
Se desde então a banda vem se juntando – inclusive gravando e lançando material fresco – essa compilação mostra a anarquia sonora que eles produziam há 4 décadas, indo do revival garage/psych ao punk/pós-punk/new wave/whatever, com bateria eletrônica a la Trio (“Da da da”, lembram?), chapações lisérgicas e sementes do indie rock que floresceria tempos depois. Tudo cru e mal gravado, divertido, muitas vezes nonsense e por tudo isso, sensacional.
No Bandcamp dos messias pré-fabricados tem tudo que gravaram até hoje, vale sacar os registros recente e e ver que Xerox Feinberg, Doc Michaud e Trip Thompson não perderam a mão, mas é aqui em meio ao caos de sua primavera que se entende sua influência em gente doida como os Oh Sees (atualmente Osses, mas foda-se, dá no mesmo).
Ouça no talo!
Fonte: Pequenos Clássicos Perdidos