Quando se pensa no submundo musical australiano do final dos anos 70/começo dos 80 o cérebro quase automaticamente aponta na direção das tantas bandas punk e pós-punk de lá, como Scientists, Radio Birdman, Birthday Party e por aí afora. Normal, são todas referências e escola básica para qualquer fã de música subterrânea.
Mas em meio a essa profusão de guitarras houve um trio contemporâneos aos acima citados que destoava do que eles faziam à época, e por isso nunca são lembrados. Ao menos por aí, porque aqui não se toca o que você quer ouvir, mas sim o que precisa escutar. E descobrir.
O Metronomes (não confundir com o homônimo grupo vocal da Filadélfia dos anos 60) nasceu na cidade de Melbourne em 1979, formado por Al Webb, Andrew Picouleau e Ash Wednesday (depois membro do Neubauten e por isso responsável pela minha introdução a sua ‘banda original’). Durante sua primeira encarnação – entre 79 e 85 – lançaram dois singles e dois álbuns onde a música eletrônica sombria e minimalista batizada coldwave dá o tom, destoando completamente de seus conterrâneos.
Se em Regular guys, segundo álbum dos metrônomos lançado em 85, o som mais pop e ‘colorido’ dos sintetizadores dá as caras (fruto da época, indubitavelmente), nos disquinhos de 7 polegadas que saíram em 1980 (Saturday night/sunday morning e A circuit like me) e no debute Multiple choice (de 1981) a pegada é bem menos animada (risos) e mais voltada ao som congelante que se fazia em outras paragens à mesma época.
Todo este material foi lançado originalmente pela Cleopatra Records e em 2010 o selo alemão Mannequin o encapsulou na coletânea The ballad of The Metronomes, que você escuta no player abaixo para conhecer (ou re-conhecer) mais uma face da prolífica cena underground australiana que vem há 4 décadas influenciando o underground mundial. Inclusive o eletrônico.
Ouça no talo!
Fonte: Pequenos Clássicos Perdidos