Slant 6 – Soda Pop * Rip Off (1994)
O Slant 6 surgiu em Washington em 1992, e mesmo com uma vida curta e apenas dois discos lançados – sendo somente o último deles realmente inédito – fincou raízes profundas no movimento riot grrrl e sua influência se estendeu e estende além de seus três anos de atividade.
Christina Billotte, Myra Power e Marge Marshall se juntaram sob o nome do clássico ‘motor G’ da Chrysler após a dissolução de suas respectivas ex-bandas, já no ano seguinte debutaram pela Dischord Records de Ian MacKaye e Jeff Nelson com o EP What kind of monster are you e com o disquinho em mãos passaram 1993 excursionando pelas terras do tio Sam.
365 dias depois já era prensado Soda pop * Rip off, primeiro álbum cheio das gurias, que reunia material antigo e canções frescas produzidas pelo trio com uma mão de MacKaye. O resultado são 16 faixas que cruzam punk rock torto e angular à Wire/Wipers com a new wave colorida-porém-nervosa das Mo-Dettes, numa mistura que, junto à voz de Christina e como dito no primeiro parágrafo, influenciaria uma porção de outras garotas a formar suas bandas. Alguém mais pensou em Sleater-Kinney?
E “Double edged knife” é, sem dúvidas, das grandes canções não só do movimento riot grrrl, mas dos anos 90
Fonte: Pequenos Clássicos Perdidos