Se você cozinhar num caldeirão partes do pós-punk funkeado e esquerdopata de gente como Mekons e Delta 5 junto à grandes pedaços da new wave sacolejante de B-52’s e Orange Juice, temperar com pitadas generosas do seminal ESG e depois coar, o caldo resultante será algo como The official body, terceiro disco do trio Shopping.
A banda formada em Londres e depois dividida entre Glasgow e Los Angeles era parte da cena alternativa/DIY/politizada londrina que gravitava ao redor do Power Lunches, até que o lugar fechou em 2015. Foi justamente nesta época que o baterista do Shopping, Andrew Milk, se mudou para Glasgow e o processo de criação colaborativo ao lado do baixista Billy Easter e da (sensacional) guitarrista e vocalista Rachel Aggs foi reconfigurado.
Em 2017 dois terços do grupo viajaram à Escócia e lá se juntaram a Milk e a Edwyn Collins (sim, aquele Edwyn Collins de “A girl like you” e, claro, do citado Orange Juice) em seu estúdio e lá compuseram e gravaram as dez canções presentes em “The official body”, sobre o qual já falei no primeiro parágrafo e por isso não necessita de maiores explanações sobre hahaha.
Aperte o play, aumente (muito) o volume e preste atenção- entre outras coisas – à guitarra angular e carregada de influência do afro beat de Rachel. Depois corre pra escutar os outros álbuns do trio, inclusive o último que é de 2020. Mas como prato de entrada, sirva-se agora desta deliciosa iguaria.
Bon appétit!
Fonte: Pequenos Clássicos Perdidos