Quando escutei os californianos Neutrals pela primeira vez, alguns meses atrás, pensei: ‘por que diabos essa banda escocesa que obviamente passa os dias escutando Television Personalities, Pastels, Raincoats, Wedding Present e afins diz que habita a Califórnia?’.
Obviamente movido pela eterna curiosidade musical fui ler algo sobre o ex-trio de garotos (hoje com Lauren Matsui no baixo/microfone ao lado do batera Phil Lantz e do guitarrista/vocalista/idealizador da parada Allan McNaughton) descobri a razão da minha dúvida: Allan, o cara com o puta sotaque É escocês. Fim do mistério.
Voltando ao Neutrals, eles residem sim em Oakland, de lá lançaram em 2019 seu primeiro disco cheio (Kebab disco, pelo ótimo selo Emotional Response) e em maio último a sempre esperta Slumberland Records pôs no mercado o novo álbum do grupo, este New town dream que roda por aqui agora.
Sabe as referências que citei ironicamente no primeiro parágrafo (incluindo os ‘afins’)? Distribua-as de forma desigual, com um peso MUITO maior na influência de Television Personalities – tanto musical quanto estetica e liricamente – e você tem a fórmula básica deste disco.
Punk/pós-punk/jangle rápido e grudento, feito pra se escutar alto sacudindo o corpo com uma cerveja na mão. É isso!
Fonte: Pequenos Clássicos Perdidos