My Bloody Valentine, 1990: “Soon”, glide guitar e o prenúncio de “Loveless”
Continuando a viagem pela linha do tempo dos preferidíssimos da casa My Bloody Valentine, chegamos hoje ao ano de 1989, com a banda já consolidada como cabeça-mór da hidra shoegaze e Kevin Shields como gênio, excêntrico, perfeccionista e insuportável.
Já nos primeiros meses daquele ano, começaram a trabalhar no sucessor de Isn’t anything, e a iludida Creation Records acreditava que o tal novo disco ficaria pronto em questão de dias, no máximo semanas. AHAM.
Após meses sem uma única música pronta, a demissão de vários engenheiros de som (incluindo aí Alan Moulder) e a passagem por 19 estúdios diferentes, Alan McGee sugeriu a Shields a gravação de um EP, e então começava ser gestado Glider, muito provavelmente assim batizado pela técnica ‘glide guitar’, trabalhada e refinada aqui pelo senhor Escudos.
Alavancado pela faixa de abertura, a fantástica “Soon”, Glider saiu em abril de 1990 e levou o My Bloody Valentine a excursionar durante todo o verão (do hemisfério norte) divulgando seu novo trabalho e preparando os fãs para Loveless, que só chegaria no final de 1991. Mas antes disso ainda houve Tremolo e outras histórias que estarão no próximo capítulo dessa nossa pequena narrativa…
PS: Apesar de tudo que cerca “Soon” e de sua gigantesca importância (inclusive para este que vos escreve), a favorita do EP – ao menos hoje – é “Off your face”.
Ou escute no spotifail ‘quase’ na íntegra
Fonte: Pequenos Clássicos Perdidos