Em 1990 o selo inglês Imaginary Records pôs no mundo aquele que muitos consideram – não sem razão – o melhor dos tantos tributos aos Velvets já lançados, chamado Heaven and hell: A tribute to The Velvet Underground.
Divida em três discos, a compilação traz uma verdadeira constelação lado B relendo 30 canções de Lou e cia., do Chapterhouse, que abre o pacote com “Lady Godiva’s operation”, ao Badgeman, que encerra a parada com sua visão da insana “Sister ray”.
Os álbuns se tornaram objeto de desejo dali em diante, mas um deles especificamente sempre foi meu favorito, e é o próprio que roda hoje em nossa vitrola virtual: o primeiro volume da série, onde estão nada mais nada menos que o citado Chapterhouse, Telescopes, Nirvana, Wedding Present, Buffalo Tom, James, Screaming Trees, Motorcycle Boy, Terry Bickers (do House of Love e depois Levitation, aqui acompanhado por Bradleigh Smith) e Ride. Puta que pariu, né?
Em 1994 a mesma Imaginary lançou um resumo de Heaven and hell, Fifteen minutes, com 14 das 30 canções, e em 2009 a Ozit-Morpheus Records relançou a compilação com o título Unpiecing the jigsaw: A tribute to The Velvet Underground, adicionando versões ao vivo de Nico para “All tomorrow parties” e “Femme fatale”. Mas como dito no parágrafo acima o rolê agora é pelo começo desta estrada.
Aumente o volume, escute no talo. E segura a trip!
Chapterhouse – Lady Godiva’s Operation
The Telescopes – Candy Says
Nirvana – Here She Comes Now
The Wedding Present – She’s My Best Friend
Buffalo Tom – All Tomorrow’s Parties
James – Sunday Morning
Screaming Trees – What Goes On
The Motorcycle Boy – Run Run Run
Terry Bickers/Bradleigh Smith – I’m Set Free
Ride – European Son
Fonte: Pequenos Clássicos Perdidos