Já falei um pouco – bem pouco, na verdade, sobre a trilha sonora de Guitar Days: An Unlikely Story of Brazilian Music, documentário do diretor Caio Augusto Braga sobre a cena indie tupiniquim dos anos 90, formada pelas famigeradas guitar bands.
Pin Ups, Second Come, Killing Chainsaw, Wry, Brincando de Deus, Cigarettes, Pelvs e outros nomes bem conhecidos de quem (sobre)viveu (a)os inferninhos da era das camisetas listradas são o mote do filme, que traz depoimentos das próprias bandas, de gente que estava lá e ajudou a construí-la (o saudoso Kid Vinil, Massari, Lariú, Malízia, Alexandre Matias, Miranda, etc) e de nomes gringos contemporâneos e “causadores” deste pequeno terremoto – Stephen Laurie, Thurston Moore, Mark Gardener – que, se não abalou as estruturas da música brasileira, mudou definitivamente a vida dos que há 30, 30 e poucos anos sentiram o chão tremer e os ouvidos sangrar sob o barulho das guitarras. E aí, eu me incluo.
Há dois dias, no aniversário de SP, o Caio disponibilizou Guitar Days no Vímeo, então meus queridos, não há mais desculpas para não assistir a este verdadeiro retrato audiovisual de uma época insana em que um bando de malucos movidos ao ‘faça você mesmo’ mandou às favas a regra não escrita de que para se fazer rock no Brasil era preciso cantar em português e, literalmente, tacou o foda-se.
Abra uma cerveja, aperte o play e boa sessão!
Em português
Ou em inglês
<p><a href=”https://vimeo.com/358785504″>Guitar Days • An Unlikely Story of Brazilian Music (English Version)</a> from <a href=”https://vimeo.com/user40174388″>Caio A Braga</a> on <a href=”https://vimeo.com”>Vimeo</a>.</p>
Fonte: Pequenos Clássicos Perdidos