Dummy – Free Energy (2024)

0
3

 

O ex-quinteto californiano Dummy nasceu no final dos anos 2010 (meio que) das cinzas dos shoegazers/dream poppers Wildhoney, e como disse quando escrevi sobre os primeiros registros da banda, eles juntaram à esse amor pelas distorções e sonhos uma enorme influência de Stereolab e tudo que isso representa.

Hoje, quase exatamente dois anos depois, volto aqui pra falar um pouco sobre o mais recente trabalho do grupo-que-carrega-o-nome-de-um-disco-essencial, Free energy, lançado em setembro via Trouble in My Mind e desde então um dos preferidos da casa neste 2024.

Desde que se aperta o play em “Intro-UB”, que abre as portas para “Soonish”, “Unshaped road” e daí em diante, duas coisas ficam claras: primeiro, o hoje quarteto segue tendo como grande referência o Stereolab; segundo, está bem mais disposto ao uso de eletronices – principalmente em forma sintetizadores e alguns beats sacolejantes – e essa adição, que poderia desequilibrar a fórmula do Dummy, só potencializa seus efeitos psicodélicos.

Transe kraut, guitarras distorcidas e ‘aquelas’ harmonias vocais agora se mesclam a ambiências eletrônicas e batidas herdadas tanto da era madchester quanto do big beat/trip hop. Se essa mistura lhe apetece os sentidos, mergulhe fundo em Free energy e talvez ele também se torne um dos seus discos favoritos do ano.

Boa viagem!

 

Fonte: Pequenos Clássicos Perdidos

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome