Daydream Nation – Daydream nation (2003)
Pense numa banda que gosta de prestar tributo a seus ídolos? Pensou? Agora visualize: Ela se chama Daydream Nation, lançou seu primeiro disco por uma gravadora chamada Elephant Stone e nesse debute há uma faixa chamada “Swastika eyes”.
Muito além das homenagens de seus conterrâneos Eric’s Trip e Elephant Stone (parece brincadeira, mas não é) a dupla canadense Daydream Nation surgiu em algum momento do início dos anos 2000 formada por Pat Vaz e Hunter Crowley – que tocou previamente com BJM e Warlocks, entre outros – e em 2003 pôs no mundo sua já citada estreia.
Apesar das ‘semelhanças de batismo’ e de “Swastika eyes” se parecer muito mais com uma versão eletrificada de “Steppin’ stone” que com a paulada eletrônica do Primal Scream, Daydream nation, o álbum, lembra muito mais um cruzamento entre os primeiros discos do BRMC com o Swervedriver anos noventa. Com teclados, é preciso avisar. Discretos, sem atrapalhar, mas presentes (risos).
Há tempos estou pra por este álbum na roda, mas o cérebro gasto e danificado só lembrou dele hoje (ou melhor, foi lembrado) enquanto absorvia mais uma vez o homônimo original. Não há a mínima comparação entre eles, claro, mas o xará canadense não faz feio, pelo contrário. Distorcido e trabalhado no derretimento processado da escola shoegaze, tem faixas realmente boas (gosto especialmente de “Along the way”) e se não é um pequeno clássico, definitivamente andou perdido por aí. Até agora.
Descubra:
Fonte: Pequenos Clássicos Perdidos