Cranes – EP Collection Volumes 1 & 2 (1997)
No final do ano passado escrevi algumas linhas sobre Heart under, disco do Just Mustard que me pegou pelos calcanhares no finado 2022 e não largou mais. Pois bem, em alguns momentos do texto citei o Cranes, em especial a voz de Alison Shaw como um ponto de referência pra se sacar o que é o tal álbum, e também falei que um certo Robert Smith pirou nos irlandeses e os chamou para abrir shows do Cure. Certo? Certo!
Acontece que meu cérebro movido à música resgatou sabe-se lá de onde uma informação lida em qualquer ponto das últimas três décadas: Bob Smith também pirou no mesmo Cranes e os convidou para excursionar com sua banda na turnê de 92, daí em mais uma daquelas sinapses maravilhosas decidi que o primeiro post deste recém-nascido 2023 aqui no PCP seria sobre o grupo dos irmãos Shaw, Alison e Jim. Então começaram as dúvidas.
Self-non-self? Loved? Future songs? Cranes? Algum EP, como já fiz com Inescapable? Em maior ou menos grau gosto de absolutamente tudo que o Cranes lançou até hoje. E fez-se a luz!
Em meio ao emaranhado musical que é minha massa cinzenta recordei-me de uma coletânea lançada pela Dedicated – a mesma Dedicated que pôs no mercado os trabalhos dos ingleses até 97, ano em que saiu a tal compilação – chamada objetivamente EP Collection Volumes 1 & 2 que reúne o que mais amo na longa discografia dos Shaw e cia., seus EPs.
São ao todo 26 faixas que compreendem toda a história do Cranes enquanto parte do cast da citada Dedicated, de 1990 a 1997, e isso irmãs e irmãos, é ouro. Toda a simbiose entre sombras góticas, viagens dream pop, distorções shoegaze e o peso de pinçadas industriais estão aqui; é uma preferida atrás da outra, de “Beach movers” a “Dance of the furies”, passando pelos ‘hits’ “Inescapable”, “I hope”, “Give”, enfim, temos aqui A COLETÂNEA.
Findo este pequeno texto, o PCP deseja a todos seus leitores um grande 2023. Agora aperte o play e ouça no talo, como o Cranes precisa e merece ser escutado. Segura a trip!
PS: Clique aqui e junte-se a campanha de apoio ao Pequenos Clássicos Perdidos no Catarse e nos ajude a seguir espalhando boa música ❤️
Fonte: Pequenos Clássicos Perdidos