Talvez, apenas talvez, você querido(a) leitor(a) desconheça as gurias do Chin Chin, banda formada na Suíça em 1982 e talvez, apenas talvez, as desconheça justamente por elas terem surgido lá. Explico.
Se Karin, Esther e Marie-Anne tivessem nascido no Reino Unido, berço da C-86 e adjacências musicais, é provável que estivessem lado a lado com Pastels, Shop Assistants e etc, ou antes no rolê com o Television Personalities, mas a geografia separou ‘a única banda punk feminina suíça’ (me corrijam se estiver errado) destes contemporâneos. E como quem não é visto não é lembrado…
Mas isso não impede que Sound of the west way, primeiro disco cheio das Chin Chin lançado em 1985, seja tão foda quanto qualquer álbum das bandas citadas ou outras igualmente influentes para o indie rock de veia igualmente barulhenta e melódica que floresceu nos anos seguintes, o tal noise pop.
As referências aqui vão de Ramones a girl groups sessentistas, com canções curtas calcadas em guitarras distorcidas e harmonias vocais. A versão do disco compartilhada logo abaixo é acompanhada pelos singles We don’t wanna be prisioners, de 1984 (quando tentaram ser um quarteto com a vocalista Carol, que logo após o lançamento do 7″ pulou fora do barco) e Stop! Your crying, 12″ lançado em 1986.
Descubra. Ou redescubra. Mas de qualquer forma, ouça no talo!
Fonte: Pequenos Clássicos Perdidos