Aberdeen – What Do I Wish For Now: Singles Collection 1994 – 2004 (2006)

0
22

 

Se você cruzar as palavras Aberdeen e rock num buscador de internet vai esbarrar com uma banda bostoniana chamada Aberdeen City, com outra banda – essa gaúcha – batizada Aberdeen ou invariavelmente vai parar na terra natal de Kurt Cobain. Mas caso vá a fundo nessa pesquisa, perceberá que nada disso importa.

Porque houve um grupo californiano surgido nos anos 90, o primeiro a levar o mesmo nome da cidade de Washington onde o vocalista do Nirvana nasceu, e caso você os escute todos os demais resultados da busca serão sumariamente apagados de seu cérebro. Juro.

O então jovem casal Beth Arzy e John Girgus mais a amiga Jenni Fields – e uma bateria eletrônica – formaram o Aberdeen há pouco mais de 30 anos, e ainda no começo de sua curta estrada caíram nas graças da mítica Sarah Records, que em 1994 pôs no mundo o primeiro single da banda, “Byron”. A crítica amou, as pessoas amaram, era muito amor pelas três faixas do disquinho, twee pop delicado como apenas corações apaixonados conseguem conceber, só que no ano seguinte após lançar mais um EP daquele trio promissor, a Sarah quebrou. Beth e John se separaram. O amor acabou. Era o fim do Aberdeen. Ou não, como diria Caetano.

Porque vários anos depois, já com outras tantas estradas percorridas, o ex-casal-ainda-amigos chamou David Newton (Might Lemon Drops) e assim nascia, em 2002, o primeiro e único disco cheio do Aberdeen, Homesick and happy to be here. Dali até 2005 entregaram mais três singles, até que (ao menos até agora, vai saber hahaha) puseram um ponto final na banda (até porque Arzy devia estar um bocado ocupada (en)cantando nas sensacionais Jetstream Pony e Louxembourg Signal, que mais cedo ou mais tarde rodam por aqui).

Enfim (sempre encerro os textos com ‘enfim’, podem reparar), toda essa volta foi para falar que em 2006 a seminal LTM Recordings – que já lançou tuxedomoon, 23 Skidoo, A Certain Ratio, entre muitos outros – nos presenteou com a coletânea What Do I Wish For Now: Singles Collection 1994 – 2004, que como bem explica o título reúne tudo que o Aberdeen fez enquanto esteve na ativa. E ao escutar essas 16 canções, não estranhe se tudo que estiver ao redor perder a importância, e muito menos se pensar algo como ‘nossa, isso lembra Belle and Sebastian. Ou The Beths (vá até “Sink or float” e discorde. Duvido!). Ou Snail Mail. Ou…'(a lista é grande, acredite). Dito isso, aperte o play e mergulhe fundo na doce voz de Beth Arzy. E na de John lá pelo final do disco, por que não?

Lindo demais! ❤

 

Fonte: Pequenos Clássicos Perdidos

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome